Convite e Guia Explicativo
Projeto Estudos Humanistas
Idealizadores:
Kaio Felipe Mendes de Oliveira Santos
Luiz Fernando dos Santos Roriz
Mateus Lôbo Aquino de Moura e Silva
Rodrigo Scherer Palácio
Saulo Maia Said
Thiago Noronha Gardin
Agosto de 2011
Este guia foi criado especialmente para você(s), interessado(s) em ingressar no projeto de Estudos Humanistas. Nosso intuito é facilitar a compreensão do projeto e das atividades desenvolvidas.
- Apresentação
O objetivo do projeto Estudos Humanistas é levar a leitura bem como o hábito de ler para todos aqueles que desejam complementar sua formação cultural humanística e, portanto, ser cada vez mais agente produtor e reprodutor de cultura. Sua intenção é prover para a comunidade acadêmica e civil o acesso a diversas formas de cultura, bem como incentivar o autodidatismo e a reflexão individual, julgadas como sendo de suma importância para a formação do ser humano enquanto cidadão e membro da sociedade.
Em outras palavras, o projeto se vê como uma forma de criar uma cultura de excelência acadêmica em seus participantes, além de buscar um ambiente mais propício ao desenvolvimento humano na universidade. O resgate do ideal educacional das artes liberais (educação clássica) é um dos propósitos dos Estudos Humanistas, visando a permitir o florescimento do potencial humano, colocando o indivíduo em contato direto com a tradição filosófica, científica e artística.
O projeto Estudos Humanistas foi aprovado no Decanato de Extensão (DEX) em 2010 e reconhecido na Câmara de Extensão da UnB como sendo um meio de estimular atividades acadêmicas dentro e fora da universidade, integrando assim, ensino, pesquisa e extensão.
- História
O projeto Estudos Humanistas nasceu no início de 2010 e é uma iniciativa de estudantes de diversos cursos da Universidade de Brasília, tais como Ciência Política, História e Administração. A intenção inicial era a de levar a cultura humanística para a comunidade acadêmica, idéia que sofreu maturação e transformou-se no objetivo de inspirar autodidatismo em todas as vertentes possíveis da sociedade que o grupo conseguisse alcançar. A primeira atividade desenvolvida pelo projeto foram os colóquios, que são reuniões dos estudantes para debater e dialogar sobre obras da literatura universal. Posteriormente, os colóquios passaram a ser organizados em ciclos, cada ciclo tem a duração de um mês e um tema específico. É importante ressaltar o fato de que somos, antes de tudo, entusiastas da cultura, portanto não excluímos ou desprezamos nenhuma forma de expressão da mesma. Aliás, esta é a razão dos ciclos terem os mais diversos temas que abarcam desde literatura japonesa até teoria econômica.
Paralelamente aos colóquios começaram a ser desenvolvidos reuniões chamadas de Grupo de Estudos Humanistas (GEH), que, diferentemente daqueles, são reuniões à comunidade acadêmica (apesar de abertas à comunidade civil) para discutir obras que complementam o ensino dos mais diversos cursos. É importante ressaltar que o projeto Estudos Humanistas, é, portanto muito jovem e ainda vive um processo constante de reformulação e evolução.
Ao leitor deste documento convidamos orgulhosamente a tomar parte do desenvolvimento e do sucesso da iniciativa do projeto. É importante saber que os obstáculos são muitos, mas que a recompensa é maior: Enaltecer a importância da contribuição de cada indivíduo para a formação do mundo atual, oferecendo um espaço onde todos podem acessar cultura e produzi-la no mesmo grau de intensidade.
- Atividades.
O projeto de Estudos Humanistas, como já dito, está em pleno processo de mudança, a seguir há uma lista das atividades que desenvolvemos durante nosso primeiro ano de vida bem como das atividades que planejamos desenvolver em 2011, tudo, no total, constitui seis frentes de atuação organizadas e postas em prática pelos extensionistas e membros da iniciativa humanista.
- 1ª Frente: COLÓQUIOS
Os colóquios são reuniões informais onde acontece a exposição e a discussão de uma obra da literatura ou de ciências humanas. Como dito anteriormente, durante o ano (10 meses letivos), são organizados 10 ciclos temáticos (como ciclo de cultura americana, ciclo de estudos marxistas, ciclo de cultura alemã, ciclo de ficção científica, etc). Cada ciclo possui a duração de um mês e são feitos 4 colóquios por mês, um por semana, cada um contemplando uma obra diferente. Porém, excepcionalmente há colóquios sobre temas não necessariamente ligados ao tema do mês.
O colóquio possui dois momentos: a exposição da obra e o debate e discussão. É importante ressaltar que, nos colóquios (abertos a quem quiser participar) a leitura não é obrigatória. Cabe aos extensionistas a leitura e a exposição de cada livro ou aspecto cultural para, no segundo momento, discuti-la abertamente com contribuição de todos. Desta forma o objetivo do colóquio é fazer com que a pessoa que o freqüenta tenha um primeiro contato com a obra para que se interesse e a busque depois. Esta busca também é facilitada pelo projeto Estudos Humanistas, fornecemos meios de acessar as obras seja por Xerox, por empréstimos da nossa biblioteca ou por computador.
Os colóquios acontecem no Sebinho (CLN 406, na Asa Norte), às segundas feiras, todos os meses (exceto nas férias), às 20h, onde acreditamos usufruir de maior disponibilidade das pessoas.
- 2ª Frente: GRUPO DE ESTUDOS
O grupo de estudos é uma atividade focada na vertente do ensino (do tripé ensino, pesquisa, extensão), assim procuramos oferecer a discussão e a exposição de obras que complementem a formação de diversos cursos da Universidade de Brasília. Apesar de ser aberto a quem quiser participar, o grupo de estudos exige a leitura obrigatória de seus participantes, desta forma, ainda que não extensionistas, aquele que se dispõe a freqüentar o GEH deve procurar a obra com antecedência. Ressaltamos que o projeto Estudos Humanistas faz de tudo para fornecer acesso às obras, tendo uma pasta exclusiva na Xerox da FA e um blog (http://estudoshumanistas.blogspot.com) bem como um grupo de e-mails onde são fornecidas traduções ou versões das obras a ser analisadas.
O grupo de estudos acontece sempre em uma sexta-feira, na FA durante o período da manhã. A presença dos extensionistas é obrigatória, na medida em que exige um comprometimento maior.
O GEH, assim como o colóquio, também possui exposição e debate, mas por ter um enfoque mais acadêmico a exposição costuma ser mais extensa e, apesar de poder ser interrompida a qualquer hora por qualquer um, costuma haver mais dúvidas e questionamento a serem sanados que um debate propriamente dito (mas a discussão é sempre incentivada e aberta). Além disso, cada extensionista deverá desenvolver uma pesquisa individual sobre algum tema relacionado com a obra discutida que lhe interesse; na última reunião sobre o livro discutido, cada um apresentará suas pesquisas.
- 3ª Frente: EVENTOS
O projeto Estudos Humanistas se empenha em produzir, sempre que possível, eventos que contribuam de alguma forma para os temas discutidos pelo grupo de estudos ou para complementar a formação acadêmica. Estes eventos podem ser traduzidos como palestras ou mesas de Debates. Procura-se convidar membros da comunidade para tratarem os temas de uma forma mais legítima (já que são pessoas especializadas, não necessariamente pela academia).
Em 2010 o projeto Estudos Humanistas produziu as palestras: “A Teoria da Justiça em John Rawls e Robert Nozick”; “Ética e Estética em O Retrato de Dorian Gray” e “Os Clássicos como Base Teórica Permanente da Moderna Investigação Social”. Neste ano, já ocorreu uma sobre “Arte e Política na Tragédia Grega”, em agosto o tema será “O Liberalismo Antigo e Moderno” e pretendemos realizar mais uma até o fim do ano.
Os eventos normalmente tomam parte no auditório Joaquim Nabuco da F.A, na universidade de Brasília e são organizados exclusivamente pelos extensionistas do projeto e aberto a todos os públicos.
- 4ª Frente: ESCOLAS
Dentro desta frente o projeto Estudos Humanistas se disponibiliza a preparar um curso de exposição e discussão de obras literárias presentes no PAS, a serem trabalhadas em escolas públicas de 2º grau. Neste ano, nosso curso abarcou o colégio de ensino médio CEM 02 Gama, onde ocorreram diversas aulas a alunos inscritos voluntariamente sobre O Discurso sobre a Servidão Voluntária, de La Boétie (para os alunos de 1º ano), e O Crepúsculo dos Ídolos, de Nietzsche (para os de 3º ano). A abordagem segue a mesma fórmula de sempre: exposição e discussão, além de exercícios que caíram nas provas PAS, no intuito de dar espaço para a reflexão dos próprios alunos.
- 5ª Frente: REVISTA
Esta atividade terá início no 2º semestre de 2011 e busca estimular e desenvolver as capacidades dos extensionistas de redação, bem como abrir um espaço para reflexão dentro da comunidade civil. Basicamente os extensionistas passarão a produzir artigos periódicos sobre os ciclos, temas, etc. Bem como os freqüentadores membros da comunidade civil terão espaço para publicação de textos e orientação (se necessária) para uma espécie de produção acadêmica fora da academia. Ambicionamos buscar produções tanto das escolas quanto dos freqüentadores dos colóquios e membros do clube do livro. A revista terá uma edição semestral e cogita-se, atualmente, lançá-la em formato eletrônico – e, se possível, impresso – em parceria ou não com algum departamento da universidade de Brasília.
- OUTRAS ATIVIDADES
Reuniões administrativas: ocorrem ocasionalmente, a fim de obter o balanço das atividades e avaliar o que funcionou e o que não funcionou, além de contemplar a re-divisão de tarefas, alocação de recursos e outras decisões administrativas.
- TAREFAS:
1- COLÓQUIOS
- COORDENADOR
Fica responsável por decidir o local, a hora e o formato dos colóquios, bem como de divulgá-los. O coordenador é responsável por disponibilizar as obras de cada ciclo seja por meio de Xerox, computador ou empréstimos.
- EXTENSIONISTAS.
Todos os extensionistas deverão preparar um colóquio pelo menos 1 vez por semestre. Dessa forma há um rodízio que se reinicia durante o ano todo. Desta forma a leitura dos colóquios é obrigatória apenas uma vez por mês aos extensionistas (que é claro, são livres para ler todas as obras se assim desejarem). É opção pessoal ir ou não nos outros colóquios, mas é claro que o projeto Estudos Humanistas incentiva a participação de todos, uma vez que é muito enriquecedor.
2- GRUPO DE ESTUDOS
- COORDENADOR/APRESENTADOR
Esta pessoa é responsável por preparar a exposição, a mediação e todas as outras tarefas atribuídas ao coordenador do colóquio.
- EXTENSIONISTAS
Têm a obrigação de comparecer (mediante à falta na freqüência do DEX) e de fazer a leitura da obra.
3- EVENTOS
- ORGANIZADOR
Dois extensionistas são diretamente responsáveis pela organização dos eventos. É basicamente uma questão de logística, envolvendo apenas a reserva de local (normalmente no auditório Joaquim Nabuco na FA da Universidade de Brasília), o convite aos palestrantes bem como o fornecimento de material para que a preparação dos palestrantes possa ser feita e a (mais importante) cobrança para o cumprimento de datas e prazos. Por último, cabe ao organizador preparar e xerocar um guia da palestra com os principais pontos a serem abordados pelos palestrantes ou dentro do tema escolhido.
- EXTENSIONISTAS
Divulgar como puder e comparecer ao evento.
4- ESCOLAS
- COORDENADOR
Organiza o rodízio (quais extensionistas irão) e faz a mediação entre o projeto de Estudos Humanistas e as escolas (atualmente o CEM 02 Gama). Bem como é responsável por qualquer problema envolvendo esta atividade.
- EXTENSIONISTAS
Pelo menos uma vez por semestre o extensionista deverá particpar do mini-curso na escola em questão. Ao extensionista será dada a liberdade de acrescentar itens ao modelo de aula bem como retirá-los, além disso o formato da aula (expositiva, debate, mesa redonda) fica a critério do extensionista.
5- REVISTA
- COORDENADOR
Deve produzir a revista, obter seu layout, selecionar os textos, bem como buscá-los nas outras frentes (nas escolas ou no clube do livro, por exemplo), cuidar da parte burocrática (ISBN, p.ex.), convidar professores para serem pareceristas etc.
- EXTENSIONISTAS
A produção de um texto todo o fim de semestre (dois por ano), este texto poderá ser: Resenha de um livro ou filme, artigo literário, conto, poema, artigo científico, análise de fatos e/ou divulgação de eventos.
6- DEMAIS TAREFAS
- TESOURARIA: normalmente fica com um extensionista bolsista que deverá controlar o pagamento de cartazes e Xerox, bem como coletar a doação mensal dos bolsistas atuais.
- COORDENADOR DE EXTENSÃO: professor responsável por legitimar a apresentação do grupo de estudos bem como auxiliar a preparação de todas as exposições.
- EXTENSIONISTAS COMO UM TODO: Devem comparecer as reuniões administrativas (onde haverá sempre o novo rodízio de tarefas) bem como comparecer à reunião de planejamento que acontece em janeiro onde é definido o calendário dos ciclos e obras do grupo de estudos a serem lidas durante o ano. Também devem prestar contas ao tesoureiro caso utilizem a verba do grupo - isso significa notas fiscais e afins. Além disso, ajudar na boa imagem e divulgação do projeto, assim como na seleção de novos membros, o que vem a ser nosso último tópico.
Como já deu para perceber, o projeto de Estudos Humanistas é ambicioso. Entendemos que é com o tempo que conseguiremos nos organizar de forma cada vez melhor (melhor que as proposições acima, inclusive) e colocaremos em prática nossas vastas e várias idéias. É com muito orgulho que convidamos você a se juntar a esta empreitada e concentrar seus esforços para construir uma formação humana cada vez melhor de nossa sociedade. Sentimos que é nossa responsabilidade fornecer pelo menos o acesso à cultura humanística tão rica e benéfica a tantos outros no passado.
Além de formar-se culturalmente, o extensionista de Estudos Humanistas entra numa empreitada ética onde a crença na capacidade de cada um é fundamental, todos são importantes e todos tem algo a acrescentar, diferentemente e cada um a seu tempo.
Grande Abraço e obrigado pelo tempo!
Atenciosamente,
Estudos Humanistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário