agosto 10, 2010

Próxima reunião do GEH: A Montanha Mágica

“O homem não vive somente a sua vida individual; consciente ou inconscientemente participa também da vida de sua época e dos seus contemporâneos.”
(A Montanha Mágica, “Da casa dos Tienappel e do estado moral de Hans Castorp”, p. 47)


Grupo de Estudos Humanistas

“A MONTANHA MÁGICA” (THOMAS MANN)

Considerado por muitos como o maior romance alemão do século XX, rendeu a Mann o Prêmio Nobel de Literatura (1929). Seu impacto cultural foi sentido até no Brasil: Renato Russo, da Legião Urbana, compôs uma soturna canção intitulada “A Montanha Mágica”.

Sinopse: A obra reflete sobre o amadurecimento biológico e espiritual de Hans Castorp, segundo o narrador um “filho enfermiço da vida”. Ele foi visitar o primo, que estava em um sanatório, e o que deveria ser uma estadia de três semanas tornou-se uma residência. Além de descobrir que tinha tuberculose, ele encontrou em Davos-Platz uma atmosfera na qual ele pode empreender uma busca pelo sentido da vida.

Sugestão de leitura: os subcapítulos “Da casa dos Tienappel e do estado moral de Hans Castorp”, “Satã”, “Digressão sobre o sentido do tempo”, “Politicamente suspeita!”, “Liberdade”, “Enciclopédia” e “Dança Macabra”. O texto está na pasta 11 da XEROX do CADIR.

6ª feira, 13 de Agosto, 15h, na Sala de Reuniões do IPOL (FA).

Próximos eventos do GEH em seu Ciclo sobre Cultura Alemã:
16/8: colóquio sobre Kant (Café Senhoritas, CLN 408, 20h);
23/8: colóquio sobre Schopenhauer (Café Senhoritas, CLN 408, 20h).


Nenhum comentário:

Postar um comentário