setembro 28, 2010

Ciclo de Outubro: Escola Austríaca

ECONOMIA E FILOSOFIA: Conheça um grupo de pensadores que deram uma abordagem inovadora à ciência econômica!

ESTUDOS HUMANISTAS apresenta:
ESCOLA AUSTRÍACA


Os “austríacos” surgiram em 1871, como uma escola de pensamento econômico, mas só ganharam notoriedade depois da II Guerra Mundial, quando seus principais acadêmicos começaram a lecionar nos Estados Unidos. Propõem uma forma heterodoxa de analisar a Economia, enfatizando a lógica e a interdisciplinaridade com a ciência política, a sociologia e a psicologia. Tiveram papel fundamental no renascimento do Liberalismo, nos últimos 40 anos.

COLÓQUIOS: Discussões informais e descontraídas, com o intuito de despertar o interesse e a reflexão sobre os mais diversos assuntos. Local e horário: Café Senhoritas (CLN 408), às 20h.
4/10: Carl Menger, o fundador da Escola Austríaca
11/10: Joseph Schumpeter e uma visão alternativa sobre Imperialismo
18/10: Murray Rothbard e a Ética da Liberdade

GRUPO DE ESTUDOS: Com uma carga de leitura definida, priorizam uma análise mais aprofundada dos autores discutidos. Os textos estarão disponíveis no blog e na pasta 11 da Xerox do CADIR (FA).
Local e horário: Sala de Reuniões do IPOL (FA), às 15h.
1º/10: “Ação Humana” (Ludwig Von Mises), parte 1: categorias básicas, epistemologia e o que é o mercado
Sugestão de leitura: Introdução, Capítulos 1 (“O agente homem”), 2 (“Os problemas epistemológicos da ciência da ação humana”), 3 (“A economia e a revolta contra a razão”), 7 (“Ação no mundo” – somente o sub-capítulo “O gênio criador”), 9 (“O papel das idéias”) e 15 (“O mercado”).
15/10: “Ação Humana” (Ludwig Von Mises), parte 2: cálculo econômico, a impossibilidade do socialismo, os problemas do intervencionismo.
Sugestão de leitura: Capítulos 19 (“A taxa de juros”), 20 (“O juro, a expansão de crédito e o ciclo econômico”), 25 (“A construção imaginária de uma sociedade socialista”),26 (“A impossibilidade do cálculo econômico no sistema socialista”), 27 (“O governo e o mercado”), 35 (“Estado provedor versus mercado”), 36 (“A crise do intervencionismo”) e 38 (“A importância do estudo da economia”).
22/10: “A Sociedade Aberta e seus Inimigos” (Karl Popper): o legado totalitário das filosofias de Hegel e Marx.
Sugestão de leitura: a definir (será divulgado no blog).

PALESTRAS: Eventos em parceria com departamentos acadêmicos e organizações da sociedade civil.
8/10: “Liberdade na Estrada”: estamos apoiando uma palestra organizada pela ONG Ordem Livre, com a participação dos professores Carlos Pio, Diogo Costa e Bruno Garschagen. Local: Auditório Joaquim Nabuco (FA), às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário