agosto 21, 2011

Odisséia - dos relatos de Odisseu ao desfecho da epopéia

2ª e 3ª reuniões do grupo de Estudos Humanistas, realizadas em 10 de Maio e 3 de Junho. Clique aqui para ler o post sobre a primeira parte da "Odisséia".

Canto X: Éolo, o guardião dos ventos, ajuda Odisseu e sua frota; porém, inveja dos companheiros os leva a deixar ventos escaparem. Lestrigões destroem 11 dos 12 navios. Em seguida, chegam à ilha de Circe; a feiticeira transforma os companheiros de Odisseu em porcos. O herói, imunizado por Hermes, a convence a desfazer a magia. Circe pede a eles que passem pelo Hades.
Canto XI: No mundo de Hades, Odisseu ouve as profecias de Tirésis. Além disso, reencontra a mãe e Aquiles. Reflexão sobre a mortalidade da alma.
Canto XII: Após saírem do Hades, encontram as Sereias. O herói assume o compromisso de ouvi-las acorrentadas, enquanto seus companheiros terão os ouvidos tampados para não se deixarem encantar por elas. Ao passarem por Cila e Caribde, Odisseu não conta aos companheiros que sabia que 6 deles morreriam. Quando chegam à ilha dos bois de Hélio, tenta dissuadi-los de roubar e comer a carne destes animais sagrados, mas enquanto estava dormindo, os companheiros o fizeram. Como punição, Zeus joga um raio no navio, matando a todos, exceto Odisseu, que sobrevive e é acolhido por Calipso, com a qual morou durante 7 anos.
Canto XIII: Após encerrar o seu relato das aventuras pelas quais já passou, Odisseu finalmente deixa a ilha dos Feácios, e seguirá de volta a Ítaca. Atena vai aconselhá-lo, mas ele, astucioso, já tinha um plano, e chega à sua cidade natal dizendo que é cretense. A deusa fica contente, e lhe pede cautela no seu retorno. Para ajudá-lo, coloca-lhe um disfarce de mendigo velho.
Canto XIV: Odisseu, disfarçado, é recepciopnado pelo porqueiro Eumeu. Eles jantam, e o "mendigo" conta a falsa história de que é oriundo de Creta e conhece Odisseu. Eumeu acredita, mas depois da jura ("Morro se Odisseu não voltar ao palácio"), o porqueiro fica menos desconfiado.
Canto XV: Atena diz a Telêmaco por meio de um sonho que ele deve retornar a Ítaca. Após receber presentes de Menelau, acolhe o adivinho (e refugiado por causa de um assassinato) Argos. Eumeu conta ao "mendigo" sobre o seu passado: ele era herdeiro do trono da Síria, mas foi levado ainda criança por fenícios, graças à traição de sua criada, sendo vendido em Ítaca. Telêmaco desembarca em Ítaca e vai direito à casa de seu amigo Eumeu.
Canto XVI: O reencontro de Odisseu e Telêmaco.
Canto XVII: O "mendigo" vai à cidade.
Canto XVIII: Odisseu luta (e vence) Iro.
Canto XIX: Odisseu, ainda disfarçado, reencontra Penélope.
Canto XX: Começa a "última ceia" dos pretendentes de Penélope.
Canto XXI: O desafio do arco é vencido pelo "mendigo".
Canto XXII: O massacre dos pretendentes: após relevar a sua identidade, Odisseu e o filho Telêmaco derrotam os nobres q ao longo dos últimos anos.
Canto XXIII: Odisseu se revela a Penélope.
Canto XXIV: Agamêmnon conversa com pretendentes no Hades (até verso 205); Odisseu reencontra o pai.

- Pesquisas Individuais
1. A Paideia em Homero: o poema épico foi utilizado na formação da nobreza grega. Arethé (virtude): cavalheirismo; ideal de humanidade perante os comuns. Em sua obra, ética e estética (ou o Bom e o Belo) são inseparáveis. Segundo Harold Bloom, em "Onde encontrar a sabedoria?"), o Odisseu mendigo influenciou o Sócrates histórico. Platão se opôs a Homero em disputa pela Paideia. Platão afirmava a perfeição dos deuses e tinha uma obsessão pela idéia de salvação, enquanto Homero valorizava a glória. Homero declara o saber total (ao contrário do Sócrates platônico, que diz só saber sobre o amor), por meio de ensinamentos suficientes para "formar" uma pessoa.
2. O Ciclope em "Odisséia" e "Ulysses": no capítulo "The Citizen" da obra de James Joyce, há um irlandês nacionalista que é uma alusão ao ciclope do poema homérico. Bloom entra num pub com os amigos, e se depara com ele com este Cidadão, que é inflexível em suas opiniões. Eis a metáfora: ter só 1 pensamento é como ter só 1 olho. Ele diminui Bloom por ele ser um irlandês criado como judeu.
3. Análise e Perspectiva da Escolha Racional e Processo Decisório no Canto XII: os episódios das Sereias (compromisso prévio) e de Cila e Caribde (não avisar a tripulação dos riscos da viagem, para evitar deserção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário