maio 25, 2010

5º encontro: Stuart Mill e "A Liberdade"

“Se todos os seres humanos, menos um, tivessem uma opinião, e apenas uma pessoa tivesse a opinião contrária, os restantes seres humanos não teriam mais justificação para silenciar essa pessoa, do que essa pessoa teria justificação para silenciar os restantes seres humanos, se tivesse poder para tal.”

(Capítulo II, “Sobre a liberdade de pensamento e discussão”, de “Ensaio Sobre a Liberdade”)

Aberto à comunidade, o projeto de extensão Estudos Humanistas tem como propósitos a formação cultural e humanística, buscando-as por meio da leitura e discussão de autores fundamentais de diversas áreas do conhecimento: Filosofia, Literatura, Política, Economia etc.

Como o tema do grupo de estudos ao longo de 2010 é a Liberdade, assim como os vários conceitos possíveis sobre ela, a obra de Stuart Mill (1806-1873) é de importância inestimável. Seu "Ensaio Sobre a Liberdade" contém uma defesa contundente das da autonomia do indivíduo e suas implicações.
Como este pensador britânico relaciona as várias facetas da liberdade (econômica, política, moral, cultural)? Qual a história das mentalidades que podemos desvendar na construção deste texto? Seria Mill o último dos liberais clássicos e o primeiro dos social-liberais e dos libertários?

A leitura do texto integral é recomendável, com ênfase nos capítulos I (“Introdução”) e III (“Da Individualidade como um dos Elementos do Bem-Estar”).

Sexta-feira, dia 28 de Maio, às 15h, na sala A1-04 (FA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário