maio 10, 2010

Quarta reunião do GEH - Tocqueville

“Como o passado já não esclarece o futuro, o espírito marcha nas trevas. Entretanto, em meio a esse quadro tão vasto, tão novo, tão confuso, (...) vejo que os bens e os males se repartem com razoável igualdade no mundo”
(Cap. VIII, 4ª parte, livro II de “A Democracia na América”)

O livro II de “A Democracia na América” tem um viés mais filosófico que seu antecessor; buscaremos explorar esta faceta especulativa de Tocqueville em nosso debate.
Como o autor reflete sobre temas tão diversos como método filosófico, literatura, individualismo, costumes e despotismo democrático?

Sugestão de leitura (O texto integral está na pasta 11 da Xerox do CADIR):
Primeira parte: Capítulos I, II, V, VIII a XI, XIII, XIV, XV e XX.
Segunda parte: Capítulos I a V, VIII, XIV a XVI e XX.
Terceira parte: Capítulos I, VIII, IX, XI, XII, XIV e XIX.
Quarta parte: Capítulos I a III e VI a VIII.

Em especial: capítulos I (“Do método filosófico dos americanos”), XIII (“Fisionomia literária dos séculos democráticos”) e XV (“Por que o estudo da literatura grega e latina é particularmente útil nas sociedades democráticas”) - 1ª parte; I (“Por que os povos democráticos mostram um amor mais ardente e mais durável pela igualdade que pela liberdade”) e II (“Do individualismo nos países democráticos”) - 2ª parte; I (“Como os costumes se abrandam à medida que se igualam as condições”) - 3ª parte; e VII (“Continuação dos capítulos anteriores”) e VIII (“Visão geral da matéria”) - 4ª parte.

Dia 14 de Maio, às 15h, na Sala de Reuniões do IPOL (FA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário