junho 08, 2010

6º GEH - Henry David Thoreau, Walden

“Fui para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a me ensinar, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido”

(Capítulo 2 – “Onde, e para que vivi”, Walden)

O projeto Estudos Humanistas propõe-se a fomentar o cultivo do livre pensamento e o aprofundamento em temáticas que contribuam para uma formação mais humana dos estudantes, assim como da comunidade em geral. Por meio de círculos de leituras, nosso grupo de estudos discute algumas obras clássicas dos séculos XIX e XX.
Ainda dentro do tema de 2010 (Liberdade), mas também se relacionando com nosso ciclo deste mês de Junho, sobre Cultura Americana, nesta semana leremos “Walden, ou A Vida nos Bosques”, a obra-prima do escritor americano H. D. Thoreau (1817-1862).
Qual é a liberdade desejada por Thoreau? De que maneira sua filosofia de vida demonstra um individualismo anárquico e, ao mesmo tempo, uma defesa apaixonada da natureza? Qual a sua influência sobre o pensamento social e filosófico americano?

Sugestão de leitura: capítulos 1 (“Economia”), 2 (“Onde, e para que vivi”), 3 (“Leituras”), 5 (“Solidão”), 6 (“Visitantes”), 11 (“Leis superiores”), 12 (“Vizinhos irracionais”) e 18 (“Conclusão”).
 Obs.: Os mais importantes para a discussão estão em itálico. O texto está na pasta 11 da xerox da FA.  

Sexta-feira, 11 de Junho, às 15h, na Sala de Reuniões do IPOL.

Próximas atividades do ciclo sobre Cultura Americana:

14/6 – Colóquio sobre “On The Road”, Jack Kerouac – Café Senhoritas, 408 Norte, às 20h
21/6 – Colóquio sobre “O Apanhador no Campo de Centeio”, J. D. Salinger - Café Senhoritas, 408 Norte, às 20h
24/6 - Exibição e debate sobre o filme "Johnny vai à Guerra", Dalton Trumbo - em parceria com o PET/POL, às 12h, na sala A1-04 da FA
28/6 – Exibição e debate sobre o filme “Na Natureza Selvagem”, Sean Penn

Um comentário:

  1. Grande Kaio!

    Não acredito que perdi o Thoreau e o Mill, triste triste. Mas fico feliz que os próximos 3 sejam (muito) do meu interesse. Estarei lá.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir