junho 15, 2010

Introdução - Ciclo sobre Cultura Americana

O projeto Estudos Humanistas, ao longo do mês de Junho, desenvolverá várias atividades no sentido de discutir a cultura dos Estados Unidos. O eixo temático tem a ver com o próprio tema do grupo em 2010: a Liberdade.
O anseio por independência é reconhecido como um traço recorrente da arte e sociedade americanas, atravessando gerações de mediadores culturais, sejam eles de cunho sociopolítico ou estético.
Estudaremos a obra de quatro escritores: Allen Ginsberg, com o poema “Uivo” e sua contestação moral e cultural audaciosamente subversiva; Jack Kerouac, cujo “On The Road” foi epítome dos anseios de toda uma geração que resolveu ‘botar o pé na estrada’ para conhecer melhor a sua própria nação, inclusive como forma de autoconhecimento; J. D. Salinger, que expressa em “O Apanhador no Campo de Centeio” toda a rebeldia, a ansiedade e o deslocamento que marcam a vida de um adolescente; e Henry David Thoreau, que foi pioneiro no individualismo anárquico, tão tipicamente americano, demonstrando também preocupações ambientais e humanísticas.
Além disso, assistiremos a dois filmes: “Johnny vai à Guerra” e “Na Natureza Selvagem”. Com isso, elucidaremos outras facetas da identidade americana (ou contestação da mesma), seja em um contexto bélico ou por meio de um andarilho que, em sua empreitada, sintetiza características discutidas nos romances e poemas anteriormente lidos.
Buscar-se-á, com este ciclo, incentivar novas percepções e discussões sobre as manifestações culturais e artísticas dos EUA, entendendo o que há de erudito em sua faceta pop e vice-versa, tendo como norte a vontade de autonomia e de auto-governo, que continuam a ser marcas de tal país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário