março 21, 2010

1º Encontro - "Os Irmãos Karamázov", 26/3

Na próxima sexta-feira, dia 26 de Março, às 16h, na FA, faremos o primeiro debate do Grupo de Estudos Humanistas. A obra a ser lida é "Os Irmãos Karamázov", de Fiódor Dostoiévski.
Como serão dois encontros para este livro (o próximo, em 16 de Abril), os trechos escolhidos para o 1º estão no primeiro terço de "Os Irmãos Karamázov". A obra é composta por 12 'livros', e leremos até o 5.
Porém, como faltam só cinco dias até o encontro, e com a possibilidade de as aulas na UnB voltarem já nessa semana, sei que nem todos terão tempo de ler tudo. Sendo assim, acho que os mais importantes para a discussão serão:

- Livro 1, cap. 1 a 5 (inteiro: "Fiódor Pavlovitch Karamázov", "Descartado o primeiro filho", "Segundo casamento e novos filhos", "O terceiro filho, Aliócha" e "Os startzí").
- Livro 2, cap. 1 ("A chegada ao Mosteiro"), 6 ("Para que vive um homem como esse?!"), 7 ("Um seminarista-carreirista") e 8 ("O escândalo").
- Livro 3: cap. 1 ("Os criados"), 2 ("Lizavieta Smierdiáschaia"), 7 ("A controvérsia"), 8 ("Tomando conhaque") e 11 ("Mais uma reputação destruída").
- Livro 4: cap. 1 ("O padre Fierapont"), 2 ("Com o pai") e 7 ("Ao ar puro também").
- Livro 5, cap. 3 ("Os Irmãos se Conhecem"), 4 ("A Revolta"), 5 ("O Grande Inquisidor") e 6 ("Ainda muito obscuro").

Pela edição da Martin Claret (a mais barata e fácil de encontrar), vocês terão que ler cerca de 150 páginas. Se preferirem a da Editora 34 (que tem tradução melhor, letra maior e até desenhos/ilustrações, mas é bem mais cara), serão 210 páginas de leitura. Não sei quanto à edição da Abril (ou Nova Cultural/Círculo do Livro), mas acho que no caso dela seria em torno de 150, também.


Se possível, fichem o texto, para que o debate seja mais rico. Ainda nesta semana, farei um roteiro com possíveis pontos de discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário